DICAS

restaurantes   transportes   aluga carros   expo   museus   emb consul   compras


Para o seu passeio se tornar ainda mais agradável e divertido escrevo dicas desta cidade fantástica:

restaurantesRESTAURANTES

A culinária italiana é famosa no mundo todo, e sendo a capital da Italia, come-se super bem na cidade e tem restaurantes, bares e enotecas em todos os lugares e para todos gostos. Se você busca um restaurante de super luxo ai vão 4 dicas ótimas mas caras e necessitam reservas antecipadas. La Pergola que fica no Hotel Hilton, La Terrazza dell’Eden , o Aroma com vista para o Coliseu este fica dentro do Palacio Manfredi e o Mirabelle com uma fantástica vista de Roma.
Outros restaurantes muito bons e preços mais razoáveis do que os citados acima: Pierluigi (peixe e crustáceos), Dal Bolognese (cozinha da região Emilia Romagna), Agata e Romeo (cozinha romana), da Armando al Pantheon (cozinha típica romana e artesanal) Felice a Testaccio (cozinha típica romana), Antica Pesa (cozinha romana). Quem tem vontade de comer uma boa salada que depois de tanta massa, a gente sente falta, a Insalata Ricca oferece mais de 20 variadas saladas além de uma ótima pizza sem esquecer da Pizzaria Montecarlo. Uma enoteca com excelentes “Panini” é a Roscioli, imperdível!!!
Os Sorvetes (gelatos) na Itália são famosos e em Roma nada melhor em qualquer época provar um destes maravilhosos sabores: Gelateria Giolitti, Gelateria Della Palma com 150 sabores, S.Crispino.

transportesTRANSPORTES

Para se conhecer Roma, precisa caminhar pelas ruas estreitas e antigas da cidade. Mas para quem quer desfrutar do transporte público, temos ônibus e metro. Para se deslocar para outras cidades a melhor opção é a do trem, por exemplo, se quer ir de Roma até Florença, o trem viaja a 300km por hora e é uma viagem bem agradável. Os taxis não são caros, mas como em todos os lugares do mundo existem os honestos e os desonestos.
Existe também a possibilidade de conhecer a cidade com mais tranquilidade e exclusividade, indico o transporte particular com motoristas profissionais que falam português indicados por mim.

aluga carrosLOCAÇÃO DE CARROS

Dentro do centro histórico da cidade, existem “pardais” de trânsito, e como muitos hotéis estão localizados no centro histórico, muitas vezes as pessoas vem de fora com carro alugado e entra no centro histórico sem saber que os pardais estão ativos das 6:30h às 18h de 2ª à 6ª feira e sábado de 14 às 18h e recebem uma multa. Não convém dirigir na cidade por falta de estacionamentos e de possíveis multas.

expoEXPOSIÇÕES

A cidade tem sempre muitas exposições durante o ano, no momento se sua reserva encontrará aqui em dicas as exposições do momento.

museusMUSEUS

Uma infinidade e tem pra todos os gostos, posso citar muitos, mas depende do gosto de cada um.
Eu, como Guia local, amo a Galleria Borghese com obras do Caravaggio, Bernini, Tiziano, Canova e só pode entrar com reserva.

A Galleria de Arte Moderna (GNAM) com quadros do sec XIX E XX
MAXXI museu do século XXI
MACRO Museu de arte contemporânea
Galleria Nacional de Arte Antiga di Palazzo Barberini
Museu dell’Ara Pacis
Museus Capitolinos com a parte de estatutárias e Pinacoteca
Museu Nacional Etrusco di Villa Giulia
Galleria Spada
Galleria Doria Pamphili
Palazzo Colonna

emb consulEMBAIXADA E CONSULADO BRASILEIRO
A Embaixada Brasileira se encontra na Piazza Navona e na rua de trás, a Via S. Maria dell’Anima está o Consulado Brasileiro. Se precisarem do número já podem anotar: Embaixada- numero de emergência: 333.1184.682

compras COMPRAS E TAX FREE

Quando falamos de compras a cidade tem muito a oferecer para todos os tipos de turistas.
Pra quem gosta de comprar grifes nada melhor que dar uma caminhada pela Via Condotti (Praça de Espanha) alí estão as marcas famosas como Armani, Gucci, Prada, Bulgari, Cartier, Tods, Louis Vuitton, Dior etc...
Já na Via del Corso, ela tem 1,5km de lojas mas ali são lojas sem grife, mas coisas ótimas e se pode encontrar de A à Z tem de tudo.
Na zona perto do Vaticano, tem a Via Cola di Rienzo, também muito boa e bem servida de lojas.
Agora, pra quem quer visitar os Outlets precisa ter em mente que são diferente dos Estados Unidos, isto é em matéria de preço e fica fora de Roma a uns 30km. Mas, posso organizar com o carro particular com motorista falando português e se necessitar também de uma assistente que os acompanhe à este passeio que poderá durar 4 ou 5h para shopping.
Periodo de liquidações são nos meses de janeiro e fevereiro da moda de inverno e julho e agosto da moda de verão.
Quanto ao TAX FREE, nas compras acima de € 150,00 este poderá ser solicitado. No ultimo aeroporto da Europa terão que mostrar antes do embarque as mercadorias à alfandega e assim terão a taxa reembolso que varia entre 10% e 20% sobre o produto adquirido.